Se alguém ainda pensa que o vidro se limita a ser aplicado em janelas e portas, deve rever seus conceitos. Veja aqui algumas novidades que modificarão a forma como lidamos com o material.
Primeiramente, veja este vídeo feito pela Corning, mostrando o leque de possibilidades que se abrirão com a tecnologia de circuitos integrados feitos com materiais transparentes.
O designer americano Eric Fensterheim sugere a utilização do conceito de realidade aumentada em janelas de prédios com o uso de circuitos de fibra óptica. Com isso, qualquer pessoa, apenas pelo toque no vidro, consegue buscar variadas informações pela Internet. O filme Minority Report, uma ficção científica futurista dirigida por Steven Spielberg, mostra bem a ideia de Fensterheim.
Vale ressaltar que os designers apenas criam um conceito, o produto ainda não existe no mercado.
A estrutura Art.Rainbow, criada pelo estúdio italiano Gualeni Design, pretende reproduzir as cores do arco-íris. Ainda sem local definido para ser construída, é revestida de painéis fotovoltaicos.
Um automóvel de vidro pode ser seguro? O designer croata Elvis Tomljenovic acredita que sim: criou o MOY, carro conceito com a carroçaria toda envidraçada.
Reciclagem de vidro? A Coverings Etc. fez o que poucos imaginavam: o primeiro vidro plano, chamado Bioglass, feito 100% de vidros reciclados (garrafas, copos, janelas etc.).
Escolher o que comer sem abrir a geladeira. A Yanko, uma empresa de design, desenvolve um revolucionário refrigerador em que, apertando um botão na sua superfície de vidro, é possível ver seu interior.
SOLo Lounge Table, produzida pela Intelligent Forms, é uma escrivaninha com células fotovoltaicas embutidas no vidro, gerando eletricidade para carregar celulares e MP3 players por meio de entradas USB.
O designer americano Adam Wendel projetou um capacete high-tech para mergulhadores. O objeto possui lanterna e tela oled (fotoemissora) que fornece informações de GPS e recursos de realidade aumentada.
Computadores touchscreen não são mais um simples desejo de consumidor. A tela oled do LiM, computador da fabricante americana HP, pode ser reclinada e ainda possui um teclado de vidro à prova d’água.
Que tal um celular transparente para impressionar os amigos? O GD900 da LG, lançado em 2009, trouxe um teclado de vidro sensível ao toque.
O Glassy Glass, projeto desenvolvido pelo designer japonês Mac Funamizu, é totalmente transparente.
Já o Morph, da Nokia, vai além: une a transparência à flexibilidade em um celular que pode ser dobrado ao meio.
7 comentários:
Quero ver esses designers construírem seus produtos, aí sim eu aplaudiria de pé!
Apesar disso sonhar é muito bom!
O vidro vai substituir até o fogo do fogão rsrsrs
Alguem sabe se esse Morph da nokia já existe? ou é apenas coisa dos designers?
Guilherme, acredito que ainda não exista, mas acho que já é possível fazer algo parecido porque já existem displays dobráveis.
Olograma igaul o do filme, já existe? Acho que nao eim...
Alem do olograma, a video comferencia entre a avó e as netas, sem camera voltada para as netas me parece ireal
Concordo com vcs, acho q ainda está bem longe da realidade e não tão próximo quanto a impressão que o vídeo nos passa.
Postar um comentário
Compartilhe aqui sua opinião sobre a postagem!